top of page

A história de Patañjali

A lenda do compilador dos Yoga Sutras em uma versão poética Por Rosa

Muniz e João Soares

Ilustração: Kevelyn Oliveira

Certa vez os deuses sentiram o universo estremecer!


Todos se alegraram, pois sabiam que o grande Shiva estava se preparando para executar sua dança.


O criador Brahma, aquele que sustenta quatro cabeças, lentamente abriu seus olhos, e seu coração para o que estava por acontecer.


Vishnu – o deus que em seus sonhos mantém a existência do universo – e sua companheira Lakshimi, se colocaram a postos.


No alto da maior montanha, perto do céu, Shiva tocou seu tambor e pôs-se a dançar. De sua grandiosa dança surgiu uma poderosa energia que a todos contagiou! Luzes de todas as cores desenhavam formas no espaço, criavam galáxias, iluminavam o escuro e faziam nascer estrelas.


Ao presenciar tamanho espetáculo, Ananta – a grande serpente sobre a qual o deus Vishnu repousa – agradeceu pelo privilégio de ver algo tão belo! O coração de Ananta desejou ser capaz de ter um pouco daquela força, pois ele percebeu o poder que Shiva emanava através do Yoga. Então Ananta – pela primeira vez em toda a sua existência – desejou ser como os humanos para que um dia pudesse praticar Yoga e sentir seu poder transformador.


Brahma, o deus Criador – que tem o poder de guardar consigo as intenções verdadeiras de cada ser do universo e transformá-las em realidade – ficou comovido com o desejo da fiel criatura.


Em outro lugar, na Índia, havia uma yogini que se chamava Gonika e que era uma praticante dedicada e sincera. Por isso, pelo Yoga, tinha conquistado o grande dom da sabedoria e da transformação.


Ela estava contente com tudo que a vida lhe oferecia, não tendo nenhum desejo de poder ou ambição material. Mas, apesar de dedicar todos os anos de sua longa vida à prática e ao estudo do Yoga e de nunca ter se casado, Gonika desejava – no fundo de seu puro coração – ter uma criança para quem pudesse ensinar toda a magia do Yoga.


Todos os dias ao nascer do sol, no rio, ela fazia suas orações e cantava seus mantras. Um dia em e meio a suas preces, ao unir suas mãos no gesto Anjali Mudra (o Gesto das mãos em prece), ela sentiu algo caindo entre suas mãos. Era a serpente Ananta que, naquele exato momento, transformou-se em um menino e caiu entre as mãos da Yogini. Foi neste grande dia que Brahma, o criador, concedeu a Ananta que ele nascesse como filho de Gonika!


Ao abrir as mãos, ela viu, emocionada, seu pequeno filho. Soprou o Om em sua testa e chamou- o de Patañjali (aquele que caiu nas mãos em prece).


Gonika ensinou a seu filho tudo que ela sabia sobre o Yoga. Patañjali cresceu forte e sábio como toda mãe deseja que seu filho seja. Um dia, Patañjal beijou seus pés e recebeu suas bênçãos para partir em busca de mais conhecimento.


Contam aqueles que nos ensinam através de histórias maravilhosas que, um dia, Patañjali ao meditar encontrou o próprio Shiva e dos lábios do próprio criador do Yoga ele aprendeu tudo que restava sobre essa maravilhosa arte. Contam ainda, que a partir desse encontro sagrado, Patañjali sintetizou os ensinamentos do Yoga que hoje conhecemos como Yoga Sutra.


Agora com mãos unidas em Anjali Mudra saudamos você e todos os yogis do universo: Namastê!


Tudo de bom pra você, tudo de bom para mim, tudo de bom para todos nós! (saudação do Yoga com Histórias).



1.702 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page